No dia 01/06, terça-feira, a seção de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia deu início ao I Curso de Dor em Cuidados Paliativos. O curso, que é dividido em quatro módulos, está sendo ofertado online e de forma gratuita durante as terças-feiras do mês de junho. A diretora da SBGG-MG, a geriatra Juliana Duarte, foi a responsável pela abertura e mediação do primeiro módulo do curso. Em suas palavras: “ Realizar esse curso é um prazer enorme, ainda mais começando falando de um tema tão importante: a dor nos cuidados paliativos em idosos na fase final de vida. É uma alegria constituir esse percurso formativo, pois é um tema que a gente percebe o interesse de muitos profissionais da saúde, incluindo nós que construímos a gestão da Sociedade. Nós fazemos as coisas para os outros e para nós mesmos, e assim fica tudo muito bem feito!”.
Na abertura, Juliana saudou e agradeceu os convidados responsáveis pela primeira aula do curso, a geriatra Karol Thé e o geriatra Daniel Azevedo. O primeiro módulo girou em torno da avaliação e manejo da dor em idosos em fase final de vida. A Dra. Karol Thé trouxe seus conhecimentos sobre o reconhecimento da dor em idosos não comunicantes. Já o Dr. Daniel Azevedo contribuiu com a discussão sobre a dor total e suas particularidades no idoso. Após as exposições, os participantes do curso puderam tirar suas dúvidas e fazer comentários para serem esclarecidos pelos professores. O próximo módulo do curso será ministrado na terça-feira, dia 08/06, com o tema “Opióides: manejo no idoso em cuidados paliativos”. Nesta aula serão abordadas a Dor crônica não oncológica, com colaboração da geriatra Bianca Figueiredo (SE), e a Dor crônica oncológica, com colaboração da geriatra Camila Rabelo M. Andrade (MG). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link a seguir: https://bit.ly/2THKkXP. A aula será ofertada todas das 19h às 20h.
Os módulos 3) “Manejo da dor associado ao câncer” e 4) “Dor em idosos portadores de doenças crônicas degenerativas em fases avançadas” serão ofertados respectivamente em 22/06 e 29/06. O público alvo do curso são Médicos especialistas ou não, residentes e estudantes de medicina interessados em aprofundar seu conhecimento em manejo da dor.
No dia 08/06, terça-feira, a seção de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia deu continuidade ao I Curso de Dor em Cuidados Paliativos. Este foi o segundo módulo do curso, que é dividido em quatro módulos e está sendo ofertado online e de forma gratuita durante as terças-feiras do mês de junho. O vice-diretor da SBGG-MG e presidente da Comissão de Dor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Diogo Kallas, realizou a abertura e mediação do módulo “Opióides: manejo no idoso em cuidados paliativos”. Após saudar a presença da mesa, Diogo lembrou que: “o segundo módulo se debruça sobre um tema de bastante relevância e importância nos dias atuais, que é o manejo de opióides na dor do idoso em cuidados paliativos. Sabemos que o uso de opióides é um assunto bastante polêmico e bastante excitante para quem realmente estuda dor. Nós estamos sempre aprendendo um pouco mais sobre os usos dessas drogas e sabemos que existem alguns países que já enfrentam crises de opióides em sua população. Portanto, é quase uma obrigação que nós médicos entendamos e que saibamos manusear essa medicação de forma adequada quando são indicadas.”
A mesa foi composta pela Dra. Bianca Figueiredo Barros, geriatra especialista pela Unifesp e pela sociedade SBGG, titulada em atuação em dor pela Associação Médica Brasileira e secretária do Comitê de Dor da SBGG. Também esteve presente a Dra. Camila Ribeiro Monteiro de Andrade, médica geriatra pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Geriatria pela SBGG, atuante em Cuidados Paliativos e atual presidente da Sociedade Mineira de Tanatologia e Cuidados Paliativos. Além disso, Camila é professora de geriatria e cuidados paliativos da UniBH, em Belo Horizonte. Bianca contribuiu para a discussão da dor crônica não oncológica e Camila trouxe seus conhecimentos sobre o uso de opióides em pacientes oncológicos.
Após as exposições, os participantes do curso puderam tirar suas dúvidas e fazer comentários para serem esclarecidos pelos professores. O próximo módulo do curso será ministrado na terça-feira, dia 22/06, com o tema “Manejo da dor associado ao câncer”, porém com ênfase em terapias não medicamentosas e fora do eixo do intervencionismo, e também no o uso da acupuntura no alívio da dor crônica. Os convidados do quarto módulo são: Dr. Igor Lanna (MG) e a Dra. Daniela Charnizon. Os interessados podem se inscrever neste link: https://bit.ly/2SdDXLD . A aula será ofertada todas das 19h às 20h. O módulo 4) “Dor em idosos portadores de doenças crônicas degenerativas em fases avançadas” será ofertado respectivamente no dia 29/06. O público alvo do curso são Médicos especialistas ou não, residentes e estudantes de medicina interessados em aprofundar seu conhecimento em manejo da dor.
No dia 22/06, terça-feira, a seção de Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia deu continuidade ao I Curso de Dor em Cuidados Paliativos. Este foi o terceiro módulo do curso, que é dividido em quatro módulos e está sendo ofertado online e de forma gratuita durante as terças-feiras do mês de junho. O vice-diretor da SBGG-MG e presidente da Comissão de Dor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Diogo Kallas, realizou a abertura e mediação do módulo “Manejo da dor associado ao câncer”. Após saudar a presença da mesa, Diogo passou a palavra aos palestrantes da noite.
A mesa foi composta pelo geriatra Dr. Igor Lanna, anestesiologista com especialização dor pela Faculdade de Medicina da UFMG e atualmente responsável pelo Ambulatório de Dor no Idoso da do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O anestesiologista foi responsável por trazer atualizações sobre os tratamentos minimamente invasivos da dor oncológica. Também esteve presente a Dra. Daniela Charnizon, clínica médica e especialista em cuidados paliativos, fundadora do da equipe do técnica de cuidados paliativos do Hospital Risoleta Neves,em Belo Horizonte, onde é coordenadora da residência médica cuidados paliativos, além disso, é também acupunturista no grupo Oncoclínicas. Daniela trouxe para a aula o papel da acupuntura no alívio da dor oncológica.